segunda-feira, 30 de março de 2009

Cabeleira...ou a falta dela (à pedido do papai)

Desde o dia da primeira consulta com o oncologista, onde soube que ficaria careca, não tirei isso da cabeça. Não foi a toa que ja fui de joãozinho pra primeira quimio.
Mas mesmo com o cabelo muito curto, tive um sensibilidade enorme na cabeça, uma coisa estranha mesmo. Sabe qnd vc tem febre mt alta? Que vc fica com uma sensação esquisita na pele, que ate o lençol parece que dói? É mais ou menos por ai... E o cabelo fica esquisito demais, fica meio duro, mesmo passando condiciondor... E olha que isso começou poucos dias após a primeira quimio.
Expliquei isso ao meu medico e ele achou um pouco cedo para eu estar sentindo isso, essas são sensações típicas de qnd o cabelo está pronto para cair. E isso poderia começar a acontecer lá pelo 15º dias após a sessão.
Após uns dias, percebi que a sensação tinha melhorado e fiquei melhor....Por pouco tempo!

Um belo dia logo depois de acordar, ainda na cama, estava no telefone com minha amiga Lú e percebi que conforme passava a mão no cabelo, ele caia em um quantidade maior que o normal. "Aiiiiiii Lúuuuuuuuuuuu, acho que estou ficando careca!!!!!!!!!"
Para tirar a duvida, dei uma pequena puxadinha em uma pequena mexa, E ELA VEIO TODA!!!
"Lúuuuuu ESTOU FICANDO CARECA, te ligo depois"

Primeira pessoa avisada (até pq é a mais intressada....rs....E a única que eu realmente não queria que se assustasse), foi o Rodrigo.
Coitado, ele achou que eu pudesse entrar em crise, e lá do trabalho ja começou a mexer os pauzinhos sem eu saber...
Logo depois, minha mãe.....Acho que em 5 minuto ela estava na minha casa! (merecia ir pro Guiness, nunca vi ela ser tão rapida)

PAUSA:
Eu NÃO estava histérica!
Estava agitada, esperei dias por esse momento, foi um fantasma que me assustou, e ele estava ali! Oq fazer??????????

Minutos depois a campainha toca: a sogra animada, Beth, e......UM CABELEREIRO com uma MAQUINA NA MÃO!!!!
" Pronto lindinha, viemos resolver seu problema. " (hahahahah, mto bom!!!!!)
Sentei na cadeira e mandei: " Zero."
O cabelereiro se assustou, uma mulher com cara de "menina" recando o cabelo????? (a essa altura tbm, era o unico jeito, na ansiedade arranquei uma porção de mexinhas e parecia que tinha dado traça na minha cabeça.
Imagina a sensação de vc puxar o cabelo e sair facil, sem doer....E não era UM fio, era um montinho.....A sensação de fazer isso era gostosa, incontrolável!!!!!

Só que máquina zero não fica totalmente careca, vc fica com aquela cabeça raspada, com cabelinhos, alguma coisa que ainda te dá uma cor na cabeça.
Até que não ficou tããão feio... Descobri que tenho a cabeça redondinha...Tenho ate uma pintinha cor de rosa atras da cabeça.... E o pessoal tbm gostou do resultado....
E o Rodrigo chegou em casa e ficou feliz que a "namorida" não tinha ficado bizarra. (pelo menos foi oq ele disse..rs)

Bom, alguns dias depois, estávamos em Araras, eu, Rodrigo, papai e Valéria. Resolvi tomar um banho e..................Ao tirar o lenço percebi que algo tinha mudado.

EU ESTAVA METADE RONALDINHO E METADE CABEÇA RASPADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vcs podem achar que não faz tanta diferença, mas faz, ôôô se faz.
Metade da cabeça era cinza, e a outra metade branca meio rosada.....Nunca pegou sol na vida!

"Rodrigooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!! Vem aqui AGOOOOOOOORA!!!!!!!!!!!!!!!"

Ele entrou no banheiro e la estava eu, chorando, pelada, sentada no vaso e com uma cabeça bicolor. (amor, obrigada por continuar me amando e querendo casar comigo...acho que depois dessa cena, não há pessoa no mundo que duvide do seu amor por mim....e PROMETO que mais feia vc não vai me ver hahahahaha)
O fato é que eu queria raspar com gilete. Nessa hora ele saiu do banheiro e foi avisar ao povo la na sala o motivo do berro.
Segundos depois, e eu na mesma posição, eis que Valéria, papai e Rodrigo invadem o banheiro... Papai com uns olhos que nunca vi mais abertos, com gilete e espuma de barbear na mão.
Após uma pequena conversa, decidimos não fazer isso, ate pq poderia machucar, irritar, causar algum tipo de infecção.....
Só que, como o couro cabeludo estava extremamente sensivel, aquilo ali de metade com e metade sem cabelo, estava me machucando.
No dia seguinte, meu pai e Valeria foram embora logo depois do café da manhã, e eu e Rodrigo ficamos para ele ver o jogo do Flamengo.
Essa era a deixa.
Fomos tomar banho e raspamos a minha careca. JUNTOS. Foi o máximo!!!!
Tirando os momentos em que ele me deixou hare krishna e com aquele chapeuzinho de judeu...
(amor, obrigada, DE NOVO, por continuar me amando...rs)

Foi otimo.....Nada de dor e incômodos, nada de vegonha, e eu e Rodrigo criamos ali um momento nosso, de importante intimidade, de grande lealdade e de prova de amor. Nunca disse isso a ele (vai saber pelo blog), mas nesse momento, obvio que não foi nem o primeiro e nem o ultimo, mas vi que tinha um homem e tanto do meu lado. Uma pessoa que me sustentaria e me apoiaria em qualquer momento.

Raspar a cabeça porque se está com vontade é uma coisa, ate ser um homem careca ou de cabeça raspada é mais facil....Mas ser mulher, nova, ter câncer e ficar careca, é diferente....Pega direto na nossa auto-estima. E se não fosse pela minha cabecinha bonitinha, pela minha vovozinha dizendo que eu pareço uma modelo (sensacional), pela minha familia me apoiando nesse momento "Fenômeno" de ser, pelas minhas amigas beijando minha careca e pelo meu futuro marido.....poderia ser uma careca bem mais triste e traumatizada.

Como disse um amigo aqui no blog......"Tem coisas que só os carecas sabem".

E não é que é verdade?!




ps-> Dias depois meu amor raspou a cabeça....
E logo depois meu irmão tbm.... (Gus, ainda não tenho foto sua nesse "style")
Amooooo meus carequinhas!!!
Opaaaaaa, papai tbm está na galera....hahahahahha....mas esse não teve muita escolha.

beijos!

11 comentários:

  1. Filhota
    Hoje é a última das suas "terças-feira de cura". Aqui, chegamos ao final da parte mais importante do seu tratamento. E, graças a Deus, v. chegou muito bem. Como v. mesmo diz, os efeitos colaterais foram camaradas. Não tenho qualquer dúvida sobre quanto a sua atitude positiva e corajosa ajudou para que isso ocorresse. Hoje já consigo respirar mais aliviado, com a certeza de que, dentro de mais alguns meses, tudo estará resolvido, o sol voltará a brilhar na sua vida e o cabelo voltará a crescer...Como de costume, estarei lá ao seu lado nessa última quimio; e pronto para aplicar (no bum bum) as últimas vacinas, que tem um daqueles nomes complicados nos quais v. virou uma craque.
    Beijo
    Do papai

    ResponderExcluir
  2. Minha Amiga linda (foi essa a primeira frase que me ocorreu ao acordar, acho q vc percebeu haha) bom, não sei porque me emocionei lendo esse texto, principalmente por já saber da história... mas eu me emocionar não é difícil... Na verdade só queria ratificar oq já te disse hoje; eu amo você, você é uma pessoa iluminada, abençoada, exemplo de força, de garra, você é linda, e essa beleza não é determinada pelo seu cabelo, ou qualquer pedacinho exterior do seu corpo. A sua maior beleza vem de dentro.
    Ai, ai... vamos que vamos, é hoje o dia de correr pro abraço.... Quer uma sugestão de direção??? hahahaha
    Beijos, Barata.

    ResponderExcluir
  3. ´´CABELO – Representa principalmente força e poder. Na antiguidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens. Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados. Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade. No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade. Raspar a cabeça também faz parte de muitos rituais de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé. A cor dos cabelos também apresenta valor simbólico: os loiros estão associados à luz.``

    Cabelo e vaidade andam lado a lado. A falta de cabelo nos faz repensar algumas coisas. Não quero dizer que todos devam deixar de ter vaidade, passar a ser desleixados e coisas do tipo. Mas acho super importante a atitude de não contemplar somente aquilo que os olhos podem ver. Não ter cabelo (mesmo que por opção) me fez olhar mais pra dentro de mim mesmo. Me ajudou a me conhecer melhor. E tenho certeza que está acontecendo com você. Suas qualidades vão muito, mas muito além do que pode ser visto. Parabéns pelas descobertas, parabéns pelos pontos de vista, parabéns pela atitude e, claro, parabens pela careca! ! !

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. TA linda careca Le. mais vc sabe que eu sou suspeito de falar, posi maquina zero é minha especialidade, hehe, bjos e força!!!!!

    Fabinho- Itaipava- RJ

    ResponderExcluir
  5. Lê, não tinha me pronunciado antes por não querer atrapalhar muito e eu não ser + um pra vc ter q contar como vão as coisas, coisa q vc deve fazer no mínimo umas 10 vezes por dia, fico acompanhando por aqui e pelo Book que sempre que falo procuro saber de vc... Que bom que tudo acabou, agora se Deus quiser é só alegria... é ai que eu entro!!! Sempre! Grande beijo Ferraz.

    ResponderExcluir
  6. Jonny.... nao tem como nao se emocionar com seus depoimentos.....
    Hj agradeco mais do que nunca a Deus, por ter uma amiga tao especial qto vc...
    Vc esta sempre me surpreendendo!!!
    Obrigada por fazer parte da minha vida e me deixar fazer parte da sua!!!!
    Te amo mtooo
    bjusss
    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Le,
    Só vc mesmo...
    Qndo você falou no telefone achei que era exagero e você disendo está caindo mais um tufo... hahahah
    Mais uma vez fico orgulhosa da sua força!!!
    Ps: Nunca vi uma careca tão estilosa!!!!!!!!
    bjos
    Lu

    ResponderExcluir
  8. vc foi mto corajosa :D
    fiko mto massa assim^^

    ResponderExcluir
  9. Estou nesta fase do tratamento. Ler seu blog me deixou num estado de risos e choro que ninguem me compreendia... Beijos Sheila

    ResponderExcluir
  10. Nossa que história linda!!! Parabéns a todos que a apoiram em todos os momentos!!! E você mocinha...que alegria e que força..Sucesso..Li sua história e me pareceu bastante alegre...se não tivesse citado a doença jamais daria para saber!

    Sucesso....Beijos na careca

    ResponderExcluir
  11. Linda história e todo o apoio que vc teve e tem!!

    E olha.. vc ficou linda e super estilosa careca!

    BEIJOCAS

    ResponderExcluir