quarta-feira, 18 de março de 2009

1,2,3 (minhas terças-feira de cura)


27 de janeiro de 2009 - minha 1ª dose

Acho que nunca fiquei tão apreensiva em toda minha vida. É doido esse negócio de vc não querer fazer o treco mas ir mesmo assim, ou seja, vc não tem opção, é obrigado e ponto. E era isso mesmo, eu não tinha escolha.
Foi exatamente por isso, que antes mesmo de começar o tratamento eu resolvi cortar meu cabelo. Fiquei imaginando aquela coisa de os fios ficarem caindo, de acordar cheia de cabelo no travesseiro... Tomei a decisão de cortar logo joãozinho pra evitar mais esse trauma. Sabe que adorei? Foi a melhor coisa que eu fiz. Se algum dia alguem passar por isso e me perguntar, eu vou ser a primeira a dizer: DESAPEGA!
Cabelos cortados à lá Victoria Beckham, la fui eu para minha primeira aplicação.
Entrei na sala, enorme, espaçosa, cheia de cadeiras confortaveis, clara e......animada. Dá pra acreditar?
Era enfermeira conversando com paciente, era paciente conversando com paciente, era gente vendo tv, gente no laptop...Achei que estivesse entrado na sala errada. Mas não, era ali mesmo que eu receberia a tão temida quimio. De fato, senti o peso e a tristeza do momento. Entrei calada, sentei na cadeira e fechei os olhos. Pedi tanta coisa nesse momento que Deus não deve nem ter conseguido processar....

Fiquei triste por me ver naquela situação, tão nova....... Triste por saber que por mais que eu ja não estivesse mais doente, era a partir dali que eu iria aparentar a doença. Por mais que estivesse bem resolvida quanto ao meu cabelo, sabia que o visual Victoria Beckham não se sustentaria....Assim como o resto do meu bronzeado não se sustentaria, assim como a aparência saudavel que eu ainda tinha naquele momento.... Não é fãcil não.
Mas, voltando ao começo, não tinha jeito. Essa era a realidade, e era nisso que eu deveria me concentrar no momento.

(ufaaaaa!!! eu continuava noiva.....pelo menos ja tinha o meu garantido, se tivesse que depender de procurar gatinho por ai, eu ia estar mt mal parada viu! ja ta dificil pra gatona sarada, imagina pra careca branquela....ui!)

Sentei, me botaram a agulha na veia e pronto. Como se fosse soro. É assim que aplicam a quimioterapia???? Sei la, achei que fosse algo ultra mega hiper fora do comum.... Imaginava tubos, raios, cores, dor e gritos......
Primeiro meu novo melhor amigo!!!! O nome não é mais Plasil, na verdade esqueci o nome, mas sei que ele é bem forte.
Depois um tal remedio que dá uma ooooonda (hoje, mais intima com o pessoal, chamo de CERVEJA)...Menina, sei que vc sai de si um pouco e dá um sono que é duro de manter um pensamento no lugar. É o antialérgico. Depois soro e os dois remedios da quimioterapia.
Isso tudo demora umas 2 horas.........e pronto

É como eu digo, tenho mesmo sempre que agradecer. Não tive NENHUM enjôo!!!!!
Tive vaaarias outras coisas, mas não tem problema, não tive o que eu mais tinha medo. Deus é bom. E ele conseguiu processar sim pelo menos alguma coisa do que eu havia pedido....Valeu!
(Gostaria de pedir desculpas pelas coisas que vcs lerão a seguir, mas como o nome mesmo diz, são relatos.....agradeçam por eu não botar retratos!!!!)
Tive sensibilidade na boca, o cuspe fica mais denso, parece ter constantemente uma gosma dentro da boca. Dor na garganta, entenda, não é dor de garganta tipo amigdalite, é dor NA garganta.... Fiquei lenta e mole uns dias, e tive uma prisão de ventre que nunca na vida vou esquecer.
Dias depois peguei uma amigdalite, ela não iria me abandonar nesse momento. Tenho isso todo mes desde que nasci e não era agora que ela me daria uma colher de chá. E eu me achando com a tal dor NA garganta... me ferrei, tive NA e DE ao mesmo tempo.
Bom, o medico foi claro desde o primeiro dia de consulta, 38º graus de febre é sinônimo de ligar para ele. Fiquei 4 dias com 40° , imagina quantas ligações ele não recebeu. Entramos com 2 antibioticos, Tylenol....E uns dias depois estava bem.

Um belo dia, lá pelo oitavo ou nono depois da quimio, eu não conseguia levantar e ir ao banheiro sozinha. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito cansada.
Do quarto para a cozinha eu precisava sentar no meio do caminho....estava nas ultimas, pensei.
Normal. Os glóbulos brancos abaixam e acontece isso.
Corremos para a clinica, corremos (rs).... Meus pais correram, e eu de cadeira de rodas.
Minha mãe chorando, e eu convencendo de que aquilo que ela estava vendo não era real...Que eu NÃO estava paraplégica, eu simplesmente não estava conseguindo andar....Vai tentar explicar isso para uma mãe!!!!
O que me melhorou foi nada mais que uma vacina, granuloquine, que estimula a medula óssea a produzir os tais glóbulos que estavam zerados. Tomei duas vacinas durante dois dias e fiquei bem. Sem cadeira de rodas, viu mãe.


17 de fevereiro de 2009 - minha 2ª dose

Foi bem mais tranquila, exceto de ser justamente no dia que eu estava fazendo 1 ano com o Rodrigo!!! Mas comemoramos mesmo assim, afinal, restavam apenas mais 2.
Por precaução, eu começaria a tomar granuloquine antes de ficar fraca, tomaria 5 doses e assim o nivel dos glóbulos aumentaria muito, para ir caindo depois normalmente como efeito da quimio.
Os sintomas foram os mesmos.... Ahhhh o nome do meu novo melhor amigo é Nausedron, e tem o melhor amigo genérico, que é Cloridrato de ondasetrona. Esses são os caras!!!

O 5° dia de vacina, foi brabo. Eles ja tinham me avisado que isso poderia acontecer, mas eu não tinha ideia do que se tratava. A dor que dá na medula é algo fora do normal. Primeiro que eu achava, antes de tudo isso, que a medula fosse na cabeça, e é na bacia, na parte de tras das costas. A dor era uma coisa que me fazia gemer e uivar. Parece dor de rim, só que infinitamente pior. Parece que esta tudo latejando, ate nos olhos vc fica com essa sensação. Nessas horas, o melhor amigo é o Tylenol e rezar para que ele faça efeito rapido....
(Foi nessa época que fiquei carequinha!!!!! Finalmente, porque eu ja estava esperando isso ha mto tempo....Mas isso merece ser contado à parte depois)


10 de março de 2009 - minha 3ª dose

A essa altura ja tenho amigos na clinica......Ihhhh, varios!!!! Adoooro!!! Ja chego falando, contando os casos, as ultimas noticias...É engraçado porque o papo la é assim.... Como anda sua saliva, e enjôo? (aaaah esse eu não tive!!!!!!!!), minha careca esta meio seca, pooo não vou ha dias ao banheiro..... Enfim, mais ou menos por ai.
Somos uma galera meu bem!!! Vamos ate fazer uma comunidade no Orkut daqui a pouco....
E posso te dizer, como é maravilhoso ter essas pessoas ali. Pessoas que estão no mesmo barco que vc sempre te conforta, mas essas pessoas são especiaias, sabe. Ninguem que esta ali esta saudavel, nem passando pela melhor experiência de suas vidas, nem mt menos querendo estar ali. E fazem daquilo como um ponto de encontro, uma mesa de bar de esquina, e vão embora mandando beijos e vendo no calendario quando é que vamos nos encontrar de novo....Por que nem todo mundo se vê sempre, depende de quando as sessões estão marcadas para cada um. Fazer parte dessa gente me deixa feliz.


Hoje, o dia que estou escrevendo aqui, é dia 18 de março, uma quarta-feira. Fazem oito dias depois da ultima quimio, e os sintomas são os mesmos. Na verdade, dessa vez eles demoraram mais para passar, mas nada de novo. Apenas minha ansiedade que esta me matando. Não consigo dormir à noite, não consigo relaxar e pegar no sono. Amanha tenho medico, ele quer ver o que vai fazer comigo....Afinal de contas, preciso estar bem, descansada, e evitar de ter qualquer tipo de virose, resfriado, amigdalite, etc.......
Minha ULTIMA DOSE de quimio esta marcada para dia 31 de março de 2009. E comecei esse blog prometendo para mim mesma, que nesse dia eu escreveria em tempo real, e acho que vou conseguir. Tem muitas historias que ainda quero compartilhar, mas ate dia 31 ja devo ter conseguido fazer isso.

Meu amor esta chegando do trabalho, chove à cantaros, e eu quero receber ele com um abraço!
Ontem ele me trouxe rosas.
Peço licença a vcs......Mas ja ouvi a porta abrindo.

beijos


5 comentários:

  1. Cabelos??

    Parafraseando o cara mais lindo do mundo devo dizer:
    "Todo mundo nasce careca e com a bunda de fora"

    Mas não precisa colocar a bunda de fora, tá?!
    hahahahaha

    Já está acabando... ;)

    Amo tanto q nem sei....

    Beijos, Barata.

    ResponderExcluir
  2. Let,
    estamos (eu e marida)muito felizes por vcs. CONTAGEM REGRESSIVA, HEIN!
    Não queremos ser chatos, quando quiser sair (cineminha, teatro ou simplesmente bater papo), estamos logo aqui, vc sabe bem que é pertinho é só ligar pra gente que corremos!!!
    FORÇA nessa RETA FINAL.
    OBS: agora vou acompanhar o blog diariamente!!!
    Bjus e Abras no noivo ahahahahhahah
    Felipe Pará!!!

    ResponderExcluir
  3. Filhota
    Não quero fazer comentários sobre sustos, sofrimentos, dores, etc; quero lhe dizer , mais uma vez, do orgulho que sinto pela fôrça que tem demonstrado desde o primeiro dia dessa novela que, por certo, terá um "happy end". Voce é a verdadeira responsável por eu ter resistido, pelo exemplo que nos deu.
    Agora sou surpreendido com esse seu blog, que além de passar a sua experiência, tem me feito dar boas gargalhadas.
    Um beijo grande e....saúde.
    Rogerio

    ResponderExcluir
  4. Oi Filhotinha,

    Só agora consigo falar um pouco sobre esse assunto. Agora que a quimio terminou e que vc está começando a radioterapia. Na verdade, foi um tempo muito difícil para todos nós, sobretudo pra você. E também um tempo de aprendizado. Pais e mães acham que conhecem seus filhos muito bem. Na verdade, nem a gente se conhece tão bem assim. Eu jamais poderia imaginar que tinha uma filha com tanta força,com tanta maturidade, perseverança, paciência. Acho que nem você sabia. Tenho o maior orgulho de você. Foi você mesma que me passou a confiança de que tudo vai terminar bem. Que você vai ficar muito bem, protegida e brilhando como sempre brilhou. Agradeço a Deus todos os dias por ter olhado por você também, Mas, agradeço, sobretudo, por ter me concedido nesta vida ter gerado uma filha como você.

    Te amo muito. Beijos,
    Loana

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog!
    Altamente alto astral!
    Que Deus te abençoe lindona. Ore à Deus e Jesus, o resto, deixa por conta Deles!!!
    Parabéns pela força! Tudo vai dar certo!

    Karine
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir